Telas: janelas para o Ensino Médio durante a pandemia

A pandemia de coronavírus alterou drasticamente a rotina de praticamente todos os países do mundo. Segundo a Unesco, quase 92% dos alunos de 192 nações, incluindo o Brasil, estão com as escolas fechadas. São mais de 1,5 bilhão de estudantes sem aula e os impactos disso sobres eles ainda são incertos. Para minimizar a distância de nossos adolescentes do colégio e manter seus estudos em dia mesmo durante a crise, lançamos mão de nosso know how em metodologias ativas e tecnologia educacional para iniciar as ações de ensino a distância imediatamente após o fechamento de nosso espaço físico.

O Colégio Novo Pátio já nasceu com a proposta de aplicar a tecnologia à educação de forma inovadora, favorecendo as metodologias ativas e a aprendizagem significativa. Desde que abrimos as portas, investimos constantemente em recursos físicos e em treinamento e capacitação da equipe pedagógica para a tecnologia educacional. Essa experiência acumulada nos permitiu estruturar em tempo recorde um plano pedagógico especial e atividades a serem desenvolvidas à distância, até que possamos estar próximos fisicamente de novo.

Além do investimento financeiro nas plataformas e infraestrutura necessárias, nossos professores, coordenadores e diretores têm dedicado muito tempo e determinação para que os encontros síncronos, roteiros de estudos dirigidos e atividades para casa sejam significativos aos adolescentes e mantenham nosso compromisso com a formação cultural e acadêmica de qualidade. Em cada encontro virtual com nossos alunos, cuidamos para tratar dos conteúdos do currículo e prepará-los para os processos seletivos das universidades, mas também para abraçar, acolher e convidá-los a refletir sobre as questões socioemocionais que nos envolvem nesses tempos difíceis.

Rotina

Para Marlene Desidério, diretora do Colégio Novo Pátio, o primeiro grande desafio para o sucesso do programa à distância que vem sendo desenvolvido nas últimas semanas foi superado: o estabelecimento de uma rotina de estudos com os adolescentes. Mesmo em casa, os alunos têm um cronograma de atividades que engloba o mesmo horário das aulas presenciais pela manhã e do Grupo de Estudo Orientado (GEO), à tarde.

A cada semana, as turmas recebem um calendário com os dias e horários das aulas online em tempo real, das videoaulas gravadas, dos chats e dos roteiros de estudo. Na prática, todos devem “estar presentes” nos horários de funcionamento do colégio. Há, inclusive, controle de presença, de tarefas e de avaliações. As provas foram realizadas por meio de ferramentas digitais, com horário e tempo determinados para resolução e acompanhamento dos professores por câmeras. E, assim como nas nossas práticas presenciais, os alunos que necessitam de acompanhamentos individualizados ou especiais, continuam recebendo essa atenção. “Dessa forma, estamos mantendo o calendário escolar. Faremos apenas uma antecipação de 14 dias das férias, pois o trabalho remoto intenso gera um cansaço nos alunos”, afirma Marlene.

A aluna do 3º ano do EM, Raffaella Ferretti, conta que foi justamente pela rotina que conseguiu se organizar e manter os estudos em dia. “Gostei do que o colégio está fazendo, a conexão é excelente, as plataformas funcionam bem. Mas claro que estou com saudade de ter aula presencial, é mais humano”.

Salto

Como diz o ditado, crescemos na crise! “Fico impressionada com o desempenho dos estudantes e da equipe pedagógica”, Marlene anima-se ao identificar os ganhos em meio a tamanho desafio. “Nossa capacidade de resolver questões de logística, desenvolver processos, adequar planejamentos para usar a tecnologia de maneira personalizada para cada professor e as necessidades de suas matérias foi imensa. Diria que crescemos em poucas semanas mais do que nunca”, completa.

Além do salto na gestão, identificamos também um amadurecimento dos jovens. Estamos atentos a como cada um está lidando com o estudo remoto. Se um aluno não entra em uma aula, por exemplo, entramos em contato, o chamamos para a responsabilidade. Recebemos retornos positivos das famílias, que passaram a ler mais juntos e a acompanhar mais de perto o estudo dos filhos.

Maria Eduarda Muricy, do 3º ano do EM, comemora o fato de estar conseguindo manter a rotina e se preparar para os processos seletivos das universidades. “Estou usando o tempo que gastaria para ir e voltar do colégio para estudar. Estou aproveitando a disciplina de preparação para o vestibular e as videoaulas do Intergraus, que fez parceria com o Novo Pátio”.

E, claro, todos nós estamos refletindo sobre a preciosidade do contato e da preservação da vida, sobre a saudade do abraço e do burburinho escolar!